Projetos
  • BANCO DE RECURSOS – PORTO DE ABRIGO (2003 - atualidade)

    Desde 2003, que a Meninos de Oiro tem a funcionar um Banco de Recursos que se divide em duas vertentes: […]

  • CONFERÊNCIAS (2003 - actualidade)

    No âmbito das Ações de Prevenção – PROJETO ARCA DO TESOURO, a Meninos de Oiro organiza ações de formação e encontros de sensibilização e aconselhamento, […]

  • GABINETE APOIO FAMÍLIA / CENTRO APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL - O FAROL (2003 - atualidade)

    Desde 2003 até assinatura de Acordo de Cooperação com a Segurança Social (em Dezembro de 2007) a Meninos de Oiro funcionou exclusivamente […]



  • PROJETO TUTORIA / POR TI (2008-2015)

    A implementação do Projeto de Tutoria nasceu e teve por destinatários os jovens do projeto “Sábados – Aventura” onde se puderam observar […]

  • EM FAMÍLIA (2012 - atualidade)

    O “Em Família” é um projeto da Associação Meninos de Oiro que visa a promoção de relações familiares saudáveis através […]

  • CONSTRUIR FAMÍLIAS (2015 - atualidade)

    O projeto “Construir Famílias” foi elaborado para suprir a necessidade de realizar formação parental às famílias […]



  • APOIOS DIVERSOS ÀS FAMÍLIAS (2003 - atualidade)

    Ao longo dos tempos, o serviço de Psicologia tem sido assegurado por psicólogos voluntários, estagiários […]

  • JORNAL ARCA DO TESOURO (2003 – atualidade)

    Edição de Newsletter, agora trimestral, com informações diversas sobre a Meninos de Oiro e a temática da criança.

  • CENTRO APOIO ESCOLAR E LÚDICO (2003 - 2008)

    Apenas com voluntárias, assegurou-se o funcionamento de um Centro de Apoio Escolar e Lúdico. Neste Centro, os meninos passavam o tempo em atividades lúdico-educativas beneficiavam de vários tipos de apoio de acordo com as suas necessidades.

    Beneficiários: 20 crianças dos 3 aos 12 anos.



  • PROJECTO ADOLESSER / GASA (2005 - 2008)

    Desenvolveram-se ações na EB2/3 quer de natureza formativa em grupo, quer de aconselhamento individual, sobre temas como o consumo de substância psicoativas, a sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, a relação com os pais, etc.

    Beneficiários: centenas de adolescentes.

  • RECREIOS A BRINCAR (2005 - 2008)

    O projeto era destinado aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e, tal como o nome indica, consistia na animação dos intervalos escolares.

    Beneficiários: centenas de crianças do 1º Ciclo.

  • FEIRA DO BRINQUEDO (2006 - 2008)

    Durante 2 anos realizou-se mensalmente a Feira do Brinquedo a qual, para além de ser um espaço de convívio e brincadeiras aberto a todos os meninos de Azeitão, era também um momento de aprendizagem para a reutilização do que já não se usa, promovendo trocas de brinquedos usados ou a sua venda a baixo custo.

    Apoio da Junta de Freguesia de S. Lourenço.

    Beneficiários: dezenas de crianças.



  • WORKHOPS E AÇÕES DE FORMAÇÃO (Criança XXI, Adolescente XXI, Escola XXI, Saber+) (2008 – 2017)

    Dinamização de encontros abertos a pais, professores, educadores e à comunidade em geral, abordando temas que a comunidade sente necessidade de partilhar.

    Beneficiários: centenas de participantes.

  • SÁBADOS AVENTURA (2008)

    Projeto de enriquecimento cultural e cívico de um grupo de adolescentes aos Sábados de manhã. Foram dinamizadas várias atividades: Ioga, Hip-Hop, Fotografia (que terminou com uma exposição coletiva no Museu Sebastião da Gama), Informática, Teatro, Cinema, Artes Circenses, Capoeira, Canoagem, etc.

    Beneficiários: 15 adolescentes.

  • ENTRE (PARENTES) (2008)

    Este projeto foi pensado para uma população-alvo de nível sócio-económico carenciado, jovens pais (e futuros pais) estudantes, que frequentavam os cursos nocturnos da EB 2,3 de Vila Nogueira de Azeitão. Foi implementado no âmbito de um projeto mais abrangente de parceria/protocolo entre a Associação Meninos de Oiro e o Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão.

    Beneficiários: 8 pais.



  • ENTRELAÇOS / GUGU DADÁ (2008 - 2010)

    O projecto “Entrelaços” envolveu um conjunto de acções teóricas e práticas desenvolvidas por diferentes profissionais com o objetivo de proporcionar conhecimentos que promoviam a preparação dos pais para a questão da maternidade ajudando-os a desenvolver competências para cuidar dos recém-nascidos.

    Este projeto derivou no Gugu Dadá (com o apoio da Confederação Nacional das Associações de Família).

    Beneficiários: 6 mães adolescentes.

  • GRUPOS PEDAGÓGICOS (2009 - 2010)

    Este projeto foi pensado para crianças que frequentavam o 1.º ou 2.º ciclos do Ensino Básico, que não frequentassem nenhum espaço de ATL/OTL e que apresentassem dificuldades ao nível das aprendizagens escolares.

    Beneficiários: 14 crianças dos 6 aos 12 anos.

  • BEM-ME-QUER MAL-ME-QUER (2009 - 2012)

    Este projeto destinou-se a pré-adolescentes e adolescentes do sexo feminino que frequentavam o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico de Azeitão e consistia, principalmente na educação para os afetos das jovens acompanhadas.

    O projeto foi implementado na sua totalidade, tendo culminado com a Feira das Vaidades.

    Beneficiários: 7 meninas adolescentes.



  • ENTRE RISCOS (2009 - 2012)

    Este projeto destinou-se a rapazes que frequentavam o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico de Azeitão e consistia principalmente na promoção de competências sociais e prevenção de comportamentos considerados de risco em rapazes pré-adolescentes.

    Beneficiários: 7 meninos adolescentes.

  • AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS COM NEE (2010)

    Estas atividades destinavam-se a crianças que não frequentassem qualquer equipamento de apoio à infância. As crianças foram distribuídas por dois grupos (grupo de um aos três anos e grupo dos três aos cinco anos).

    Beneficiários: 8 crianças de 1 a 5 anos.

  • LUDOTECA ITINERANTE – Projeto Piloto (2010)

    O projecto “Ludoteca Itinerante” pretendia levar até às crianças de locais mais periféricos de Azeitão algumas atividades de cariz pedagógico, especialmente para aquelas que não se encontravam inseridas em equipamento de apoio à infância ou escolar.

    Beneficiários: 5 crianças.



  • ALEGRE CASINHA – Projeto Piloto (2010)

    Os destinatários deste projeto seriam famílias carenciadas e que tinham casas degradadas, falta de mobília ou mobília degradada, espaços desorganizados, pouco acolhedores e/ou pequenos.

    Beneficiários: 2 famílias.

  • ENTRE NÓS (2011)

    Projeto que teve como objetivo a promoção de competências pessoais e sociais e a educação para os afetos em adolescentes que frequentam o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico de Azeitão.

    Beneficiários: 12 pré-adolescentes e adolescentes.

  • SER FAMÍLIA (2011-2017)

    Ser Família foi um programa de educação parental, elaborado na Universidade do Minho, aplicado às famílias.

    Beneficiários: 7 mães e seus filhos.



  • ATELIERS DE FÉRIAS (2012-2014)

    Tratava-se de um projeto que tinha como principal objetivo a ocupação dos tempos livres e a prevenção de comportamentos desviantes e era direcionado a crianças e jovens em risco.

    Beneficiários: 50 crianças e adolescentes.

  • CRESCER A BRINCAR (2013-2015)

    Este projeto deu continuidade às Atividades Lúdico-Pedagógicas e teve como principal objetivo a educação para o “brincar” dos pais com os filhos. Realizou-se com crianças que não estavam inseridas em equipamento de infância e que necessitavam de alguma estimulação ao nível do desenvolvimento motor, linguístico, mental e comportamental.

    Beneficiários: 8 crianças de 1 a 5 anos e seus familiares.

  • DESENVOLVER A SORRIR (2014-2015)

    Desenvolver a Sorrir é um programa da Dra. Michelle Zuzarte, Mestre em Intervenção comunitária e proteção de menores que foi implementado pelo CAFAP O Farol.

    Trata-se de um programa de intervenção nas interações Pais-Filhos, em contextos lúdicos de aprendizagem, direcionado para famílias “de risco” com crianças até aos 3 anos.

    Beneficiários: 8 crianças.



  • MAPA DO TESOURO (2015-2016)

    Apoio escolar para meninos do 1º ciclo financiado pela Fundação PT durante o ano letivo de 2015-16.

    Beneficiários: 20 crianças.

  • Atividades Ludico-pedagógicas (2010)

    Estas atividades destinavam-se a crianças que não frequentassem qualquer equipamento de apoio à infância. As crianças foram distribuídas por dois grupos (grupo de um aos três anos e grupo dos três aos cinco anos).

    Beneficiários: 8 crianças de 1 a 5 anos.